Olá Amiguinhos...

...aqui vão poder encontrar trabalhos realizados na EB1/JI de São João de Deus ao longo dos anos letivos e outras informações sobre a nossa escola. Estes trabalhos são anteriores a 2016/2017.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

SOS CAGARRO

No dia 9 de Novembro, dois elementos da Ecoteca vieram à nossa escola falar sobre o Cagarro. Da parte da manhã, apresentaram uma sessão às turmas dos 2º, 3º e 4º anos e, à tarde, foi a vez das turmas da Pré e do 1º ano, onde foi apresentada uma história.





SOS CAGARRO
Os cagarros são aves marinhas que todos os anos, visitam as ilhas dos Açores para nidificar, ou seja, fazem os seus ninhos e chocam o seu ovo. Os cagarros chegam aos Açores durante os meses de Fevereiro e Março e fecundam o seu ovo durante, mais ou menos, dois meses. Enquanto o ovo é chocado, o cagarro fêmea e macho alternam a sua ida ao Mar para caçar e comer. Enquanto um vai à procura de alimentos, outro fica a cuidar do seu ninho.
Os cagarros bebés nascem durante o mês de Junho e até ao mês de Outubro são criados pelos seus pais cagarros.  Mas, com a chegada do Outono e do frio, os cagarros mais velhos são obrigados a emigrar para o Atlântico Sul, onde se encontram zonas mais quentes e águas mais quentes para poderem mergulhar nas profundezas do mar e assim, continuarem a alimentarem-se. Com esta partida, os cagarros bebés ficam sozinhos, mais ou menos 15 dias, para depois poderem fazer a mesma viagem que os seus pais fizeram até ao Atlântico Sul.
Os cientistas dizem que os cagarros orientam-se através das estrelas e da lua para chegarem ao Atlântico Sul, mas muitas vezes não chegam lá, porque infelizmente confundem a luz da lua e das estrelas com a dos faróis dos carros e com a iluminação das ruas e das nossas casas, perdendo assim o seu rumo.
O que fazer quando encontrarmos um cagarro perdido?

1.       Devemos aproximarmo-nos lentamente, de preferência usando luvas;
2.      Com calma e segurança cobrir o corpo do cagarro com uma manta ou toalha e colocá-lo dentro de uma caixa de cartão.
3.       Levá-lo para junto do mar, abrir a caixa e dar um certo empurrão à caixa para o cagarro sair e poder voar para junto dos seus pais.
Não te esqueças:
Este ano salva um cagarro, faz um amigo!

A turma do 4º ano

Sem comentários: